Oliq é um azeite de oliva extravirgem artesanal produzido na Serra da Mantiqueira. É extraído de azeitonas frescas colhidas manualmente e processadas na própria fazenda.
Endereço: Fazenda Santo Antônio do Bugre – Cantagalo km 8
Horário de Funcionamento: Segunda, quinta, sexta, sábado e feriados das 10h às 17h e, aos domingos é das 10h às 14h.

Produzir azeites, cultivar oliveiras

O cultivo da oliveira reuniu três produtores e amigos para criar Oliq. Para eles, a excelência da produção está também ligada à preservação da Mantiqueira, ao incentivo de sua cultura e ao desenvolvimento local.

Oliq é sociedade composta por três produtores: Cristina Gonçalves Vicentin e o casal Vera Masagão Ribeiro e Antônio Gomes Batista. Vera é paulistana e Cristina e Antônio são mineiros. Ela de Paraisópolis, bem na divisa com São Bento do Sapucaí, onde estão plantados os olivais da sociedade, e ele de Itabirito, cidade próxima a Ouro Preto.

PARA NOS VISITAR

A fazenda e suas instalações estão abertas à visitação. O acesso é livre.

  • De quinta a segunda, das 10 às 17h. Aos domingos, fechamos às 14h.

Fazemos também visitas guiadas ao lagar (15,00 por pessoa), que  compreendem a apresentação do olival e do lagar, bem como como do processo de cultivo de oliveiras e de extração de azeites de oliva e de abacate. Compreendem ainda uma sessão de degustação de azeites.

As visitas guiadas ocorrem nos seguintes horários:

  • 10h30,
  • 12h00,
  • 13h30 e
  • 15h00.

É só chegar perto dos horários ou entrar em contato:

A fazenda tem um acesso por terra ou outro por asfalto. Para se chegar pela estrada de terra, basta seguir a rodovia que liga São Bento do Sapucaí ao Sul de Minas e entrar na estrada à direita depois do primeiro quebra-mola que aparece ao se entrar  em Minas, no bairro Córrego da Foice, em Gonçalves. Por asfalto, é necessário entrar em São Bento e pegar a estrada que liga a cidade à Pedra do Baú. Na entrada à esquerda, em frente do Acampamento do Paio Grande, entrar e seguir as placas que indicam o Bairro do Cantagalo; utilizando essa estrada, você passará pela fazenda São José do Coimbra. Nela também se cultivam as oliveiras de OLIQ.

Atenção: Os dois trajetos são feitos por meio de estradas rurais, que sobem pela Mantiqueira. Nem sempre – especialmente na época das chuvas – estão em boas condições. Por isso, não suba a serra se estiver chovendo forte e venha com algum espírito aventureiro: faz parte da viagem!

Bom passeio!

UM LEMBRETE

Da Mantiqueira, nada se tira e nada fica. Estamos numa Área de Proteção Ambiental – uma APA. Sua legislação é rígida. Leve sua sacolinha de lixo e não retire nada da natureza – para guardar suas lembranças da visita, leve sua máquina de fotografia ou seu celular.

WIFI

O lagar possui rede wifi. O nome da rede é Clientes e não necessita de senha.

Informação:

E-mail: [email protected] Site: www.oliq.com.br Obs.: Ligar com antecedência durante a semana Telefone: (11) 99115-9525 / (11) 99179-2922 / (35) 98419-2752 (whatsapp)